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TORQUE EM EIXOS, COMO MEDIR?

Como medir torque em eixos com extensômetros?

A necessidade de medir torque em equipamentos pode ser dos mais variados, podendo estar relacionado com investigação de falha, determinação da potência mecânica ou até de maneira preventiva.

Para ilustrar o procedimento de medição de torque em eixos vamos utilizar um tubo em que será possível fazer a instalação dos sensores como também a validação dos resultados dos testes através da análise de elementos finitos.

Teste de torque

Figura 1 - Teste experimental de torque e análise de elementos finitos, respectivamente.

 

Neste teste, os extensômetros foram posicionados no meio do tubo e uma força pré determinada foi aplicada na haste para produzir um torque conhecido.

Demonstração do teste de torque

Figura 2 - Setup para teste de torque.

 

O sensor utilizado para a medição do torque é o extensômetro (ou strain gauge) que mede a deformação superficial do material quando submetido a carregamentos externos. Se quiser aprender mais sobre os extensômetros, acesse nosso artigo: Extensômetria (Strain Gauge)  - O que é? Quando utilizar?

Para esta aplicação é necessário utilizar a configuração de ponte completa, onde são instalados 4 extensômetros para a obtenção de um resultado de torque.

 

Os extensômetros utilizados são do tipo espinha de peixe, em que a grade do sensor é disposta a 45° da linha horizontal, conforme imagem abaixo:

Extensômetro tipo "Espinha de peixe"

Figura 3 - Extensômetro do tipo "espinha de peixe".

 

Essa disposição é por conta da direção da deformação principal de um elemento submetido puramente a torção ser de exatamente 45° em relação ao eixo longitudinal, conforme imagem abaixo:

Direção das tensões principais quando submetido a torque

Figura 4 - Direção das máximas deformações principais.

 

Foram posicionados 02 extensômetros do tipo “espinha de peixe” defasados 180° um em relação ao outro, conforme é mostrado na imagem abaixo:

Vista isométrica detalhando posicionamento dos extensômetros

Figura 5 - Vista isométrica do tubo com referências das vistas.

Vistas superior e inferior para monstrar o posicionamento dos extensômetros

Figura 6 - Detalhe com posicionamento dos extensômetros.

Vista frontal do posicionamento dos extensômetros

Figura 7 - Detalhe com posicionamento dos extensômetros.

 

Posicionamento longitudinal dos extensômetros no protótipo de torque

Figura 8 - Psicionamento longitudinal do extensômetro.

 

Posicionamento radial dos extensômetros no protótipo de teste de torque

Figura 9 - Psicionamento radial dos extensômetros (180°).

 

Imagens superior e inferior detalhando o posicionamento dos extensômetros no protótipo de torque

Figura 10 - Psicionamento dos extensômetros (top e bottom).

 

Após o posicionamento dos sensores, toda a ligação e cabeamento foi realizada:

Detalhe do conector utilizado

Figura 11 - Cabeamento e conector.

 

Para coleta de dados foram utilizados equipamentos National Instruments, sendo o chassi cDAQ-9191 e Módulo de aquisição NI 9237.

Detalhe do módulo e chassis utilizados para obter os dados do teste de torque

Figura 12 - Chassis cDAQ-9191 e módulo NI-9237.

 

O cabo RJ50 foi conectado ao módulo NI-9237, como mostra a imagem abaixo:

Conexão do cabo com o conector

Figura 13- Conexão entre o cabo RJ50 e módulo NI-9237.

 

O resultado do teste é apresentado abaixo:

  • Inicialmente o torque é zero (pois não existe força externa aplicada ao tubo) e logo após 75 segundos de teste, é aplicado a força de 13,0kgf(127,5N) na haste gerando uma deformação de ~4,455E-5.

    Gráfico de deformação x tempo

    Figura 14 - Gráfico de Deformação x Tempo.

Levando em consideração que o tubo apresenta deformações dentro da zona elástica e aplicando a Lei de Hooke para transformar deformação em tensão, considerando o módulo de elasticidade como 200GPa, temos:

Gráfico de tensão x tempo

Figura 15 - Gráfico de Tensão x Tempo.

 

Considerando a mesma carga e condição de restrição, os resultados da análise de elementos finitos são apresentados abaixo:

Teste de torque no FEA

Figura 16 - Condições de restrição para análise de elementos finitos.

 

Resultado da resposta ao torque na posição do extensômetro

Figura 17 - Vista ISO com o resultado da tensão de cisalhamento.

 

A comparação entre o teste experimental e a análise de elementos finitas é apresentada na tabela abaixo:

Comparação dos resultados do teste de torque e fea

O interessante desse tipo de instalação é que o resultado obtido é referente apenas a torção no tubo, e as deformações relativas a outras solicitações (ex. flexão, tração ou compressão) não são medidas pela maneira que os extensômetros estão dispostos no componente. Isso se torna muito interessante para aplicações onde é necessário medir apenas o torque de um eixo ou algum componente que esteja submetido a torção.

 

Ficou alguma dúvida sobre esse tipo de instalação ou tem alguma aplicação em que seja interessante esse tipo de medição? Compartilhe conosco e deixe seu comentário abaixo.

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11 comments on “TORQUE EM EIXOS, COMO MEDIR?”

  1. Ola José Guilherme boa tarde!
    Tudo bem?...

    Trabalho com stran gage na Embraer, gostaria de saber se você indica algum silicone, para proteger os stran gages, pois colamos os mesmos sobre a asa ou na fuselagem do Avião. Hoje trabalhamos com um produto importado, e bem caro.

    Se puder me ajudar, agradeço pela atenção!

    Obrigado!...

    1. Olá Rodolfo,
      Nós utilizamos a resina da Dow (DOWSIL 1-2577 Conformal Coating).
      Você vai encontrar esse produto na PCTronics (www.pctronics.com.br / (11) 3686-0512)

  2. Boa noite, estou desenvolvendo uma célula de carga para aplicação em uma máquina de torção.
    Gostaria de saber qual a marca e o modelo dos extensômetros utilizados nesse projeto.

    1. Ozeias,

      Nós trabalhamos com equipamentos National Instruments para realizar as medições, para a análise de ODS utilizamos o software ModalView também da National Instruments.

  3. Existe alguma maneira de se fazer a medição do torque em um eixo de uma máquina rotativa em funcionamento? Por exemplo para poder medir a potência mecânica de um motor/bomba.

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