Nesse artigo vamos explicar as diferenças entre tensão de engenharia e tensão real. Uma maneira simples de entender a diferença entre tensão de engenharia e tensão real é analisarmos um corpo de prova em um ensaio de tração:
Figura 1 - Ensaio de tração.
A tensão de engenharia considera a dimensão original do corpo de prova para o cálculo da deformação atuante, ou seja, se o corpo de prova tiver uma área inicial da seção transversal igual a 100mm², o cálculo da tensão será feito considerando as forças aplicadas no teste dividido por essa mesma área, ou seja:
A tensão real considera a dimensão real do corpo de prova, ou seja, voltando para o exemplo do ensaio de tração é fácil imaginar que a medida que a força for aumentando, seu comprimento começa a aumentar, enquanto a área da seção transversal começa a diminuir (veja imagem abaixo), dessa maneira a tensão real é calculada pela força aplicada dividida pela área real da seção transversal do corpo de prova.
Figura 2 - Corpo de prova antes e depois do ensaio de tração.
Conseguiu entender o conceito?
De maneira muito similar ao conceito explicado acima, devemos entender também a diferença entre deformação de engenharia e deformação real.
Utilizando o mesmo exemplo anterior, podemos definir a deformação de engenharia tendo como referência o comprimento inicial do corpo antes de qualquer esforço, ou seja, para todos os cálculos de deformação será considerado o comprimento inicial (l0). Dessa maneira a deformação de engenharia é calculada considerando o comprimento instantâneo devido ao alongamento durante o teste (l), subtraído pelo comprimento inicial (l0) e então dividido novamente pelo comprimento inicial (l0), como mostra a equação abaixo:
A deformação real considera uma medida de deformação incremental, ou seja, ao invés de considerar o comprimento inicial para o cálculo da deformação, neste caso é considerado a diferença de deformação instantânea considerando um instante de maior solicitação comparando com um instante anterior, podemos descrever esse comportamento utilizando a equação abaixo:
Para o cálculo da deformação real as seguintes considerações são realizadas:
Correlacionando a deformação de engenharia com a deformação real, temos:
Substituindo (1) em (2), temos:
Vamos para um exemplo prático de ensaio de tração de um corpo de prova padrão de aço carbono com raio e comprimento inicial de 5mm e 25mm respectivamente, (r0=5mm e L0=25mm), onde os valores de força vs deslocamento são mostrados abaixo:
Figura 3 - Gráfico Força vs Deslocamento de um ensaio.
Utilizando as equações mostradas anteriormente e calculando a tensão e deformação de engenharia com base nos resultados de força e deslocamento mostrados no gráfico anterior, a tensão vs deformação de engenharia é mostrada abaixo:
Figura 4 - Gráfico Força vs Deformação de engenharia.
De maneira análoga, utilizando as equações mostradas anteriormente, a tensão e deformação real são mostradas abaixo:
Figura 5 - Gráfico Tensão vs Deformação real.
Para efeito de comparação, os resultados mostrados acima são plotados no mesmo gráfico:
Figura 6 - Gráfico Tensão vs Deformação - comparativo
Algumas observações importantes sobre o gráfico são destacadas abaixo:
Ficou claro a diferença entre tensão/deformação de engenharia e real? Se tiver alguma dúvida, deixe seu comentário que responderemos com prazer!
Muito bom os artigos.
Sempre que necessito ver aplicações teóricas com práticas procuro o artigo da ENSUS. Simples e fáceis de entender.
Como é feita a correlação entre a curva de engenharia e a real para um ensaio de compressão. A tensão real será maior ou menor que a de engenharia, e a deformação
Conteúdo didático perfeito. Me ajudou bastante!