Os extensometros (ou strain gauges), medem a deformação superficial dos materiais e podem determinar as tensões e cargas atuantes em máquinas e componentes.
Os serviços da ENSUS incluem a definição dos tipos de sensores e locais de instalação, como também a análise de todos os resultados proporcionando a resposta desejada do cliente. Utilizamos também as simulações de elementos finitos para determinar o tipo de sensor mais adequado, unixial ou roseta, orientação e local de instalação.
A instalação dos extensometros deve ser realizada com o equipamento parado, já a coleta dos dados deve ser feita durante a operação do mesmo.
A análise por elementos finitos pode ser realizada em conjunto com a instalação de extensometros para identificar os locais de concentração de tensão nas peças ou para validar o modelo matemático de elementos finitos.
Os principais tipos de extensometros são denominados como uniaxial e roseta, onde sua principal diferença do ponto de vista de aplicação, é que o uniaxial é capaz de medir a deformação em apenas 01 direção, enquanto a roseta é capaz de medir em 03 direções.